Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53530
Compartilhe esta página
Título: | Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista |
Autor(es): | MELO, Bruna Brenda Borges de |
Palavras-chave: | Ensino de Literatura; Decolonialidade; Antirracista |
Data do documento: | 4-Out-2023 |
Citação: | MELO, Bruna. Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O Trabalho Literatura e Decolonialidade: uma proposta de ensino antirracista, surge a partir dos incômodos de sua autora sobre o ensino de literatura e do texto literário vivenciados durante sua experiência na graduação no curso de licenciatura em Letras Português, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para tanto, o coletivo de autores que fundamenta e orienta a pesquisa são Machado e Soares (2021), Aníbal Quijano (2005), Conceição Evaristo (2009) e entre outros. Dividido em três seções que buscam trazer reflexões acerca dos efeitos da colonialidade do ser, saber e do poder no campo educacional, em específico, nas aulas de literatura. Apoiada na epistemologia decolonial, a qual tornou-se basilar nas discussões propostas, visou-se questionar as práticas pedagógicas dominantes no ensino da literatura e do trato como o texto literário. Assim, são sugeridas atividades entorno do conto O sagrado pão dos filhos, de Conceição Evaristo (2017), para exemplificar de modo prático como se construir e se pensar um ensino decolonial e antirracista. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53530 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruna Brenda Borges de Melo.pdf | 504,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons